Governo do Estado lança Projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida

Luta pela diminuição da violência
Arquivo

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), realiza na próxima segunda-feira (11), o lançamento do Projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida. A iniciativa, aprovada pelo Programa Atores Não Estatais e Autoridades Locais em Desenvolvimento, gerido pela Delegação da União Européia no Brasil, terá o aporte de mais de 438,5 mil euros para promover a formação técnico-profissional de 400 jovens de 16 a 24 anos, dos bairros de Calabar, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos, além dos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.

O lançamento será às 9h, na sede do Projeto Semente de Ciência, no bairro da Lapinha. O projeto vai oferecer cursos de qualificação profissional no ramo da tecnologia da informação, estimular a capacidade de geração de renda e, por meio dos jovens beneficiários, levar informações de serviços sociais básicos à disposição de cada uma das cinco comunidades. O contrato assinado entre a Sedes e a União Europeia tem como parceira a ONG Avsi Nordeste e visa promover a redução da pobreza urbana e a prevenção da violência entre os jovens moradores das áreas que possuem base comunitária de segurança do programa Pacto pela Vida.

Durante a execução do projeto, os alunos desenvolverão atividades de formação pedagógica, a exemplo de curso de formação básica (matemática, português e formação humana); elaboração de pesquisa sobre prevenção de uso de drogas e malefícios da dependência química, construção de website, produção de texto, atualização do site e elaboração de vídeo do projeto. Segundo Jabes Soares, 50% dos beneficiários nas atividades de formação profissional e inserção no mercado de trabalho serão jovens mulheres.

Certificação - Na ocasião será realizada também a certificação de 194 jovens do Projeto Semente de Ciência, que no segundo semestre de 2012 participaram de cursos de suporte ao usuário de informática, editor de vídeo para internet e operador de computador e desenvolvimento de software.

Participarão do evento a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Maria Moraes, a assessora do Programa de Cooperação da Delegação da União Européia no Brasil, Denise Verdade, o secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), Fernando Schmidt, o secretário de Comunicação (Secom), Robinson Almeida, o diretor geral da Fundação AVSI, Alberto Piatti e o presidente da AVSI – Nordeste, Fabrizio Pellicelli.